preloder

Quais são os Desafios de Realizar Treinamentos Corporativos na Nova Economia

Você já ouviu falar na Economia do Conhecimento?

Saímos da era dos ativos tangíveis e hoje a grande sacada é investir nos ativos intangíveis que serão os responsáveis por promover a inovação e levar as Organizações para a economia do século 21. E, para isso precisamos investir cada vez mais em pessoas, na economia do conhecimento e na sociedade da informação.
Em tempos de economia compartilhada, materializadas nas figuras do Uber, do Airbnb, da digitalização e desmaterialização das estruturas, identificamos uma nova dinâmica do mercado. Com mudança nas relações de poder e tomada de decisão, aumento de informações para o cidadão e consumidor, novas formas de trabalho, de modelos de negócios mais transparentes e colaborativos, que elucidam essa nova economia e a era do conhecimento.
Na Economia do Conhecimento precisamos de outras lentes para enxergar os negócios e ambientes organizacionais, pois o conhecimento e o capital intelectual são os elementos-chave para sustentabilidade da marca, por exemplo: reputação, relacionamento com o cliente, capacidade de inovação, processos, são todos conceitos do intangível.
Será que simplesmente oferecer treinamentos corporativos será o suficiente para atender essas novas demandas no mercado? Claro que não, e usarei uma reflexão de Peter Drucker para responder essa pergunta: “Cada vez mais o desempenho desses novos setores baseados em conhecimento dependerá de gerenciar para atrair, manter e motivar os trabalhadores do conhecimento. Isso terá de ser feito de algum modo: satisfazendo seus valores, dando-lhes reconhecimento social e poder.” (Peter Drucker, 2000).
Quais são os princípios norteadores para fazer a gestão dos negócios e organizações na Era do Conhecimento e da Nova Economia:
1- O conhecimento é o ativo norteador para a geração de negócios de valor: Em tempos de mudanças contínuas, o que serve hoje, amanhã pode não atender mais a demanda do mercado. Portanto, os profissionais deverão enxergar as organizações como se fossem organismos vivos, que mudam, se transformam e se alteram continuamente. Isso vale tanto para empresas de serviços como de produtos. Nesse sentido, a gestão do conhecimento deve ser central para a sustentabilidade de qualquer negócio.
2- A gestão do conhecimento implica em reconhecer as pessoas, a organização e o ecossistema do negócio: continuando com a metáfora da organização como organismo vivo, a gestão do conhecimento envolve investir no contínuo desenvolvimento das pessoas, no quanto há espaço na cultura da organização para aprender, reaprender e em sua forma de relacionar com o mercado. Organizações operam em sistemas complexos, como cadeias produtivas, setores e mercados, formando “ecossistemas de mercados” os quais requerem profissionais qualificados e um complexo intercâmbio de regras, de fluxos de informação, de organização e dinâmicas de atuação, configurando uma teia organizacional complexa.
3- Na Era do conhecimento “quem não se comunica, se trumbica”: todo conhecimento só gera valor quando circulado, e valores intangíveis estão relacionados à rede de relacionamento, na capacidade de estabelecer alianças formais e informais, parcerias baseadas em relação de confiança, na troca de conhecimentos com os stakeholders, em acordos de colaboração e o mais importantes, na capacidade de gerar valores não monetários.
4: Para gerar valor ao negócio, o conhecimento precisa ser aplicado: Todo conhecimento só é capaz de gerar valor efetivo na organização quando é aplicado na prática. Por isso todo processo de aprendizagem é contínuo e baseado na experiência. Somente quando há oportunidade para a aprendizagem (gestão do conhecimento) e aplicação do conhecimento (gestão do negócio), é possível tangibilizar a geração de resultados para o negócio através do conhecimento. Então, não perca tempo com modismos, consultorias milionárias que oferecerem a “técnica das galáxias”, pois o resultado só chega com muita presença e “inteireza” das partes envolvidas.
5: Conhecimento é a chave para a liberdade na vida e nos negócios: Tem coisa mais maravilhosa que trabalhar por um  propósito, usar a sua energia, o seu saber e seu conhecimento para fazer as organizações prosperarem, os funcionários se sentirem parte desse organismo vivo reconhecido por organização? Esse é o chamado da Era do Conhecimento e da Nova Economia.
Por isso trabalhamos ativamente para oferecer experiências de aprendizagem corporativa que façam a diferença na vida das pessoas e das organizações. Conheça também os nossos jogos corporativos.

 

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Postagens Relacionadas

Cadastre para receber nosso conteudo gratuito.

Categorias

Postagens Recentes

Karina Papa

13892194_1680004332325513_368554675833213329_n

 Acompanhe nossas redes sociais:


Sou a Karina Papa, nascida no Rio de Janeiro e Paulista de coração. Aos 26 anos, assumi a minha primeira função gerencial e durante 10 anos trabalhei como gestora no segmento empresarial com foco em gestão de pessoas, endomarketing, planejamento e negociação. Adorava trabalhar a frente da equipe, entretanto queria entregar mais, desenvolver um trabalho que mostrasse minha identidade. Queria usar todo o repertório acadêmico e técnico que acumulei, auxiliando pessoas e organizações…

E assim, fiz a minha transição de carreira. Na Determinação Coaching e Consultoria apoio pessoas e empresas nos processos de desenvolvimento humano através de sessões de coaching, consultorias, treinamentos e projetos personalizados nas organizações.

Formação

Mestrado em Gestão pela PUCSP, com MBA Executivo pelo Insper, Especialização em Gestão de Serviços pela USP e Bacharel em Serviço Social pela UNESP.

Formação em em Executive & Business Coaching, Positive Coaching e Coaching de Carreira. Membro da Sociedade Brasileira de Coaching (Behavioral Coaching Institute).

Practitionier em PNL pela American Board of Neuro linguistic, Analista Comportamental DISC e Alpha Assessment

Contato

Obrigada por visitar meu site.

Entre em contato pelo formulário abaixo ou você pode me telefonar ou mandar um email.

11 97315.1927

contato@determinacaodh.com.br

Fechar Menu